domingo, 14 de março de 2010

Melhora a tua ferramenta.




Desde os tempos mais remotos o ser humano teve o engenho de criar utensílios a partir de pedras. Ao contrário dos outros primatas que apenas utilizam paus e pedras para um caso fortuito, os homínideos transformaram esses objectos líticos melhorando-os e guardando-os para uma posterior utilização, o que se compreende pelo tempo e esforço dispendido na sua manufactura através da arqueologia experimental.

Do simples calhau rolado até ao magnifico biface vão uns bons milénios, sim, leram bem, milénios. O que aconteceu? Os nossos antepassados compreenderam que era muito mais vantajoso criar um artefacto que incluísse as utilidades de cortar, burilar, espetar, esmagar e descarnar em lugar de criar objectos específicos para cada necessidade, o biface é se assim quisermos, o canivete-suíço da Pedra Lascada.

Ontem como hoje, necessitamos de melhorar as nossas ferramentas de trabalho rumo à evolução. Perguntemo-nos o que queremos da vida, quais são os objectivos e metas a atingir, pequenos estádios evolutivos, quais as ferramentas mais eficazes e de que forma podem ser melhoradas. A palavra-chave é simplicidade, ninguém gosta de coisas muito complicadas, nem tem paciência para ler livros de instruções.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Qual é o teu super-poder?



Eu tal como muitos outros rapazes da minha idade cresci com o Universo Marvel e todos os seus super-hérois com os seus fantásticos poderes que tanta inveja despoletavam nas jovens mentes dos petizes. Na verdade, eu acredito tal como o marketeer Rui Ventura que todo o ser humano tem algum super poder (nem que seja um super poder de compra como no cartoon ao lado) que nos torna únicos e especiais.
Esta ideia do super poder é de facto uma maneira interessante de pensar o Personal Branding. Para descobrir os meus super poderes fiz uma análise SWOT, inicialmente por graça mas que se veio a demonstrar uma brincadeira muito útil em termos de auto-conhecimento, agora sei quais são os meus pontos-fortes e pontos-fracos tal como se fosse uma marca, definição de objectivos e quais as áreas em que tenho mais probabilidade de ter sucesso ou destacar-me.

Façam uma análise SWOT e conheçam as vossas Strenght (Forças), Weakness (Fraquezas), Oportunities (Oportunidades) e Threath (Ameaças), o que além de vos proporcionar um bom remédio para a falta de auto-estima, ajuda a entender que tipo de caracteristicas devemos melhorar, quais devemos destacar no Curriculum e para que empresas devemos enviar esse mesmo Curriculo apresentando o nosso producto (nós) como uma mais-valia para a empresa, no final de contas, quem é que não gostava de ter um super-héroi na sua equipa =)