domingo, 14 de março de 2010

Melhora a tua ferramenta.




Desde os tempos mais remotos o ser humano teve o engenho de criar utensílios a partir de pedras. Ao contrário dos outros primatas que apenas utilizam paus e pedras para um caso fortuito, os homínideos transformaram esses objectos líticos melhorando-os e guardando-os para uma posterior utilização, o que se compreende pelo tempo e esforço dispendido na sua manufactura através da arqueologia experimental.

Do simples calhau rolado até ao magnifico biface vão uns bons milénios, sim, leram bem, milénios. O que aconteceu? Os nossos antepassados compreenderam que era muito mais vantajoso criar um artefacto que incluísse as utilidades de cortar, burilar, espetar, esmagar e descarnar em lugar de criar objectos específicos para cada necessidade, o biface é se assim quisermos, o canivete-suíço da Pedra Lascada.

Ontem como hoje, necessitamos de melhorar as nossas ferramentas de trabalho rumo à evolução. Perguntemo-nos o que queremos da vida, quais são os objectivos e metas a atingir, pequenos estádios evolutivos, quais as ferramentas mais eficazes e de que forma podem ser melhoradas. A palavra-chave é simplicidade, ninguém gosta de coisas muito complicadas, nem tem paciência para ler livros de instruções.

Sem comentários:

Enviar um comentário