quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Comunicar é preciso

Com a informação a crescer à velocidade da luz (ou quase) o segredo pode já não ser a alma do negócio. Tomemos como case study as últimas publicidades do Pingo Doce, nos quais um suposto funcionário convida consumidor a provar algum producto publicitando-o em jeito de confidência, isto é, revelando algum truque ou técnica de vendas que lesa o comprador assegurando que o PD não o faz, terminando que a célebre frase: É por isso que o Pingo Doce é o Pingo Doce.

Esta publicidade a meu ver é genial. Por um lado apela ao nosso imaginário colectivo do vendedor de bairro que se preocupava com os seus fregueses aconselhando este ou aquele producto. Por outro lado dá uma imagem de transparência à marca ao revelar segredos do negócio como por exemplo o "congelamento químico".

O Slogan é simples mas eficiente. Para aqueles que reconhecem valor ao PD, o PD é de facto "O PD", sem necessidade de mais explicações. O Pingo Doce é o Pingo Doce pela sua transparência e boa relação custo-preço, rematando com um simpático "Venha cá", um convite explícito a vir confirmar com os seus olhos o que está a ser relatadado.

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