segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Pensa diferente, desenvolve o lado direito do cérebro

Durante séculos, pensou-se que o hemisfério esquerdo do cérebro era mais importante do que o direito pelo simples facto de controlar a linguagem e o pensamento lógico-racional, estando portanto por detrás de todos os trabalhos intelectuais. No entanto (este é o momento em que devia aparecer uma músiquita épica a criar suspense), o lado direito está activo e recomenda-se para viver melhor o dia-a-dia.

Por definição, as emoções, a criatividade e a expressão artistica tem origem no lado direito do nosso "órgão pensante". Para os que acham que este hemisfério é inferir ao seu congénere esquerdo, pensem novamente... Se o Homem fosse desprovido de emoções o que era da alegria, da amizade ou do amor? Se o Homem não tivesse sentido estético ou artistico o que era de obra máximas da arte mundial como a Mona Lisa, a Torre de Pisa ou o Taj Mahal? Pior, se a Humanidade não tivesse criatividade não teria conseguido inventar e inovar productos que melhoram a sua vida desde a roda à internet.

Dissem que aquilo que nos distingue dos animais é a capacidade para falar, não nego que seja uma diferença significativa mas eu encontro outra, a capacidade para criar e aperfeiçoar objectos. Os chimpanzés usam paus para apanhar formigas ou pedras para partir conchas mas jamais que se saiba criaram artefactos liticos como os nossos antepassados hominideos. Eis duas caracteristicas essenciais à humanidade a linguagem com origem no lado esquerdo do cérebro e a criatividade desenvolvida pelo lado direito do cérebro, a colocar algum equilibrio na importância dos dois hemisférios encefálicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário