terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

John Henry: Vencer a máquina



John Henry é uma figura semi-lendária do folclore norte-americano e um símbolo da luta do homem contra a máquina na Era Industrial. Reza a história que ninguém conseguia igualar John, um escravo libertado que trabalhava na construção dos caminhos de ferro, na força de braços e rapidez com que abria túneis com o seu poderoso martelo, era um modelo para os colegas e uma figura muito estimada pelo patronato.

Até que, um belo dia tudo mudou. Um individuo de sorriso fácil apareceu na obra com uma máquina perfuradora, muito mais potente e eficaz do que qualquer Homem, anunciava. John Henry riu-se daquela afirmação, como poderia um monte de metal suplantar-se ao corpo humano, tossiu ao de leve e apontou com ar ameaçador para o industrial desafiando-o a provar o que dizia, para tal ele, John Henry iria competir com a máquina na abertura de um túnel através de uma montanha.

Assim foi, no dia e hora aprazada os dois adversários iniciaram o seu lavor perfurador. Ao inicio a máquina adiantou-se mas rapidamente John tomou a dianteira, depois a máquina aproveitou o cansaço do humano para avançar mas no fim, num esforço sobre-humano, John Henry atingiu o outro lado da montanha antes da máquina, morreu no instante mas tornou-se no símbolo para as gerações vindouras da luta do Homem pelo seu lugar no mundo.

É certo que uma máquina facilita muito a nossa vida mas será que consegue sonhar, criar ou recriar? Será que a máquina é capaz de despertar emoções? Não é a máquina que faz o Homem mas o Homem que faz a máquina.

Sem comentários:

Enviar um comentário